Crescimento e Desafios
- Roberto Mendonça Maranho
- 22 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Crescer, evoluir, buscar sermos pessoas cada vez melhores – esses são objetivos geralmente almejados por todos. Nesta busca, os desafios e dificuldades fazem parte do processo de crescimento. Passar por eles é parte do caminho. Tentar antever quais serão essas dificuldades é trazer para o presente sofrimento desnecessário. O mais importante é o modo como lidaremos com eles quando chegarem. Um mesmo acontecimento que ocorra com duas pessoas pode ser enfrentado de forma muito diferente dependendo da postura de cada uma delas. Negar os acontecimentos, resistir a aceitar os fatos, ficar preso às coisas como eram antes daquele momento – são algumas das possibilidades de encarar a situação de forma provavelmente muito dolorosa. Reconhecer a nova realidade, estar aberto a fazer as mudanças necessárias, desapegar-se do passado – são formas em que o fardo do desafio será mais suave.
Buscar sermos pessoas melhores não significa que estaremos totalmente livres de sentimentos como medo, raiva, inveja e egoísmo. O mais comum é que quando vivenciamos esses sentimentos, venha em seguida a sensação de culpa. E culpa só gera sofrimento. Estes atributos indesejáveis fazem parte de nossa natureza humana. Buscar negá-los quando se manifestam só faz com que eles se repitam. Procurar sentir estas emoções verdadeiramente ao vivenciá-las – sem fazer qualquer julgamento – e aceitar que fazem parte de nossa natureza é uma forma de elas não precisarem mais se manifestar.
Os desafios aparecem de forma cíclica até que realmente gerem as mudanças e aprendizados necessários ao crescimento. Um mesmo problema aparece em diferentes momentos sob diferentes formas, mas seguindo um mesmo padrão. Olhar atentamente para eles e detectar qual é esse padrão é uma forma de perceber o que deve ser trabalhado. A partir daí é encarar a situação da forma que achar melhor.
Comments